Testando navegadores web (Browsers)

16/06/2009

Sempre tive a curiosidade de saber qual navegador tem maior desempenho em minha máquina e qual tem melhores recursos para mim. Para obter uma resposta aceitável resolvi realizar diversos testes em minha máquina e utilizar o site do Peace Keeper¹ para realizar alguns destes testes em navegadores instalados no meu notebook Acer Aspire 3100 com 1GB Ram 80 GB HD com sistema operacional Windows Vista Home Basic OEM instalado. Alem destes testes também observei qual tinha melhores recursos para desenvolvimento de páginas web.

Os testes

Ao analisar os resultados do site em meus navegadores obtive os resultados:

(Colocação-Navegado-Pontos)

1-  Safari 4 – 1791
2-  Google Chrome 2.0.172.31 – 1085
3-  Opera 10 – 847
4-  Firefox 3 – 475
5-  Internet Explorer –  310

Como pode ser visto na imagem abaixo.

Teste realizado no site PeaceKeeper

Teste realizado no site PeaceKeeper

Após os teste realizados no site passei a procurar por recursos para desenvolvimento web e notei que o Safari 4 apesar de ter ficado em primeiro lugar no teste do Peace Keeper¹ não continha alguns recursos como coloração de sintaxe na visualização do código, na verdade o único recurso que considerei válido em relação aos demais navegadores foi o Activity que mostra a página e suas ramificações de arquivos, o que evita de perder tempo procurando os links no código fonte.
O Opera 10 com o dragonfly, o Internet Explorer com o developer tools e o Chrome 2.0.172.31 com o inspetor de elemento 8 são ferramentas destinadas a desenvolvedores web que conta com diversos recursos como visualização do layout, depurardor javascript, visualização das folhas de estilhos e outros, todas muito parecidas mas com nomes e alguns pequenos recursos diferentes.

Conclusão

Acredito que quem deseja simplesmente navegar na web o melhor deles é realmente o Safari 4, que é bem rápido e tem um visual muito moderno, seguido pelo Chrome 2. Mas para quem desenvolve para a web é melhor ter todos instalados para ter um melhor controle de cross-browser das páginas, ou seja, obter o mesmo ou o mais parecido resultado de exibição das páginas em todos os navegadores. Cabe lembrar que o Firefox 3 foi citado somente na imagem porque pela quantidade de complementos desenvolvidos diariamente fica difícil escolher o melhor componente e por isso fico com ele, quando o assunto é teste de desenvolvimento, por causa dos complementos e não por ele simplesmente. Dois complementos para o Firefox que indicaria seriam o Firebug e o Web Developer.

Participe também dando sua opinião sobre os navegadores!

Um Abraço!

1. http://service.futuremark.com/peacekeeper/index.action

One Response to “Testando navegadores web (Browsers)”

  1. santiagobambui Says:

    Ficou faltando alguns navegadores interessantes mas acredito que no futuro farei novos teste, pensei em fazer somente nos mais usados atualmente!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: